Intercâmbio na Irlanda: chegou a hora de organizar a sua viagem dos sonhos!
Fazer intercâmbio na Irlanda é o sonho de muitos brasileiros. O país, que é a terceira maior ilha da Europa, é conhecido por ser um dos mais abertos e receptivos do continente.
Um dos principais atrativos de estudar na Irlanda está no fato de que, ao se matricular em um curso de inglês com mais de 25 semanas de duração, é possível trabalhar no país por até 20 horas semanais durante as aulas. Por isso, quem busca por intercâmbio na Irlanda costuma ficar durante 6 meses ou mais.
A Irlanda costuma ser mais vantajosa para quem quer fazer intercâmbio do que muitos países da Europa, já que o custo de vida costuma ser bem mais baixo. No ranking do Cost of Living Cities Ranking da Mercer, de 2020, Dublin, capital da Irlanda, foi considerada a 46ª cidade mais cara do mundo, enquanto Londres, por exemplo, aparece na 19ª posição.
Antigamente, era possível fazer intercâmbio na Irlanda durante 1 ano, com 6 meses de curso e 6 meses de férias. Mas desde janeiro de 2016, as regras para quem não é europeu mudaram e passaram a ser 6 meses de curso e 2 meses de férias. Lembrando que, para passar um ano no país, é necessário renovar o visto.
Sobre a Irlanda
A Irlanda tem como línguas oficiais o inglês e o irlandês. Seu fuso horário é UTC +0, o que significa que está 3 horas à frente do horário de Brasília.
A capital do país é Dublin e sua moeda é o Euro. A Irlanda faz parte da União Europeia desde 1973 e por isso adotou a moeda. De acordo com dados de 2019, possui uma população de 4,9 milhões de habitantes.
A Irlanda é a terceira maior ilha de seu continente e a 20ª do mundo. Fica perto da Inglaterra e é cercada por outras ilhas, com território dividido entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.
O país é repleto de paisagens verdes, geralmente debaixo de um céu cinza, e cheio de história. O Brazen Head é o pub mais antigo do país e funciona desde 1198.
Em contraste com a modernidade, o país possui vários mosteiros, castelos e outras construções antigas em seus 70.273 km².
Apesar de sua língua predominantemente oficial ser o inglês, o irlandês ainda é ensinado nas escolas e utilizado em placas nas ruas e documentos oficiais. Em cidades do interior onde boa parte das origens são preservadas, o irlandês é ainda mais comum.
Mas um dos pontos mais marcantes da Irlanda é seu clima. O local é conhecido pelas temperaturas baixas, céu cinza, com chuva e vento.
Para os brasileiros, esse clima pode ser bem diferente em comparação ao que estamos acostumados em boa parte do Brasil. Ainda assim, o país não é tão frio quanto outros países da Europa no inverno.
Os termômetros podem ficar abaixo de zero durante o inverno, mas neves são raras; as neves costumam acontecer em pontos mais altos de seu território e nas regiões montanhosas, sem durar muito.
No verão, nos dias mais ensolarados, é comum que os irlandeses aproveitem para curtir o dia passeando com roupas leves ou simplesmente deitados na grama de parques.
Mas é bom ficar de olho: Uma constante no clima irlandês é a chuva! Por isso, ao sair, é importante sempre lembrar de carregar uma capa de chuva ou guarda-chuva na bolsa.
Ao mesmo tempo, não precisa se preocupar se chover e estiver fora de casa, pancadas de chuva e tempestades não são tão comuns, e sim chuvas finas e de longa duração.
Durante o verão irlandês, o sol nasce por volta das 4h da manhã e se põe por volta das 22h. No inverno, os dias são mais curtos: o sol nasce por volta das 8h da manhã e se põe por volta das 17h.
Por estar localizada no Hemisfério Norte, é importante lembrar que o verão da Irlanda acontece entre junho e agosto, enquanto o inverno acontece entre dezembro e março. E durante o horário de verão irlandês, a diferença entre Irlanda e Brasil é de 4 horas a mais.
Por que fazer intercâmbio na Irlanda?
A Irlanda é famosa por ser um dos países mais receptivos da Europa. Fazer intercâmbio na Irlanda virou uma opção comum por vários motivos. Acesso ao trabalho durante o intercâmbio, população amigável e facilidade do visto são alguns dos motivos para isso.
Veja abaixo 6 motivos para fazer intercâmbio na Irlanda:
1. Os preços na Irlanda são atrativos
Eles ficam ainda mais atrativos quando é levado em conta que podem ser cursos de longa duração e com direito a trabalho, ou seja, você ainda pode juntar dinheiro para fazer outras coisas. É possível, por exemplo, fazer um intercâmbio de um mês com valor parecido de uma férias .
2. No caso de cursos de maior duração, o intercambista de curso de inglês tem direito a trabalhar
Aqui é no caso específico de quem vai fazer curso de inglês, são poucos os países que oferecem essa oportunidade durante um intercâmbio. Além da Irlanda, apenas Nova Zelândia, Dubai e Austrália permitem. Mas Nova Zelândia e Austrália têm cursos mais caros e o processo de visto não é tão facilitado quanto na Irlanda.
Mas é importante lembrar: intercâmbio de nível superior de longa duração, trabalhar é permitido em quase todos os países.
3. A Irlanda conta com um dos salários/horas mais altos da Europa e conta com dois tipos de visto.
O visto 2G é o comum para trabalho e estudo de inglês e o 1G é para recém-formados em cursos de ensino superior terem direito a trabalho durante 1 ano full-time no país.
4. A maioria dos países exige visto para entrada, mesmo de curta duração
No caso da Irlanda, para cursos de até 90 dias não é necessário visto. No caso de cursos de longa duração, o visto é emitido na Irlanda e a taxa de rejeição é baixa.
5. Proximidade com vários países
Por estar localizada na Europa, a Irlanda está próxima de vários países, que podem ser visitados com viagens rápidas de poucos dias, até mesmo de trem.
6. A população hospitaleira
Esse é outro ponto que agrada quem faz intercâmbio na Irlanda, lá os moradores costumam ser alegres, falantes e solícitos com estrangeiros. Além disso, o país tem uma grande comunidade brasileira vivendo em seu território.
Melhores cidades da Irlanda para intercambistas
A melhor cidade para fazer intercâmbio na Irlanda varia de acordo com as preferências de cada pessoa. Em geral, as mais recomendadas são Dublin, Cork, Limerick e Galway.
Dublin
A capital da Irlanda é uma das cidades mais populosas do país. É o centro econômico e cultural, por isso comumente escolhida para intercâmbio.
Abriga várias faculdades e universidades. Por ser capital, também é uma cidade mais cara quando comparada às demais, mas o valor costuma ser compensado por suas outras vantagens.
De acordo com a consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), Dublin é uma das 50 melhores cidades para estudantes. Também já foi considerada diversas vezes “a cidade mais amigável da Europa”.
Cork
Uma cidade cosmopolita da Irlanda, com muitos museus, cafés e pubs. Cork é conhecida por atrair muitos estudantes por causa da Universidade de Cork. O centro da cidade é fácil de ser percorrido. Tem se destacado com a indústria de TI ultimamente. Cork é popular entre turistas pela arquitetura histórica e vida cultural agitada.
Limerick
Possui atmosfera de cidade pequena, mas conta com estrutura de cidade grande. Há menos brasileiros na cidade e ela tem o custo de vida menor. Quando comparado a Dublin, o aluguel em Limerick pode ser 50% mais baixo.
Fica localizada a 25km do Aeroporto de Shannon e 200km de Dublin. É possível ir até Dublin de ônibus ou de trem, além de fácil acesso para outras cidades. É considerada a cidade mais cinzenta da Irlanda.
Galway
É um centro estudantil bastante popular e famoso pela cultura gastronômica. Fica localizada na costa oeste da Irlanda e conta com belas paisagens e praias. Conta ainda com muitas oportunidades de emprego e eventos durante o ano.
Quanto custa um intercâmbio na Irlanda
Um curso com duração de 24 semanas com acomodação de 2 semanas pode custar entre $2200 a $4500 euros, depende muito das promoções vigentes, da cidade escolhida e do tipo de curso.
Além desse custo você tem que contar o valor que irá gastar com seguro e passagem aérea e na sua acomodação após as 2 semanas que estão já incluídas no pacote. Além, claro, da comprovação financeira de recursos de 3 mil euros.
O intercâmbio na Irlanda durante 8 meses pode sair por cerca de R$ 45 mil.
Mas, quando tiver o interesse de ir, peça seu orçamento aqui, pois o câmbio pode alterar assim como o preço das escolas.
Melhor tipo de intercâmbio para fazer na Irlanda
O intercâmbio para estudar inglês é o mais comum na Irlanda, mas não o único. E a melhor opção varia de acordo com o objetivo de cada estudante.
Os de inglês duram geralmente de 1 semana a 6 meses, com início semanal ou mensal. Os cursos costumam ter foco em certificações como o IELTS, TOEFL e Cambridge.
Há ainda o intercâmbio de inglês para negócios, ou Business English. São parecidos com os de inglês geral, mas mais focados em vocabulário corporativo. Dependendo do nível, é possível mesclar curso de inglês geral com inglês para negócios.
Há os cursos “non-degree”, que são complementares em áreas específicas e sem diploma de graduação. Esse tipo de visto é igual ao de inglês e tem duração de até seis meses. Por fim, há cursos de graduação, com duração de 2 a 5 anos e geralmente com direito a trabalhar até 20h semanais durante o período letivo e 40h semanais no período de férias.
Visto para Irlanda
Assim como grande parte dos países na Europa, o brasileiro não precisa de visto para Irlanda quando vai como turista. Isso lhe dá direito apenas de permanecer 90 dias em solo Irlandês.
Se você for com a intenção de estudo de mais do que 90 dias no país será requerido a emissão de um visto, que você deverá retirar em um prazo máximo de um mês depois que passar na imigração.
Para ter permissão de trabalho, é necessário estar matriculado em um curso reconhecido e com duração de mais de 25 semanas. Se o visto for aprovado, ele vale durante 8 meses.
Com o visto aprovado, é possível trabalhar na Irlanda por até 20 horas por semana, durante o período de estudo, e até 40 horas semanais durante o período de férias.
O curso deve ocorrer durante o dia e ter carga horária de pelo menos 15 horas por semana, além da escola ser reconhecida pela imigração.
Ao chegar no aeroporto e passar pela imigração, é necessário mostrar ao oficial o comprovante de matrícula, pagamento do curso e endereço da hospedagem.
Ainda, é necessário ter a quantia de 3 mil euros disponíveis em conta. No aeroporto, é dado um visto provisório de 30 a 90 dias, tempo para o estudante se regularizar na Irlanda.
Visto de trabalho
Também existem dois tipos de visto para quem vai a trabalho para a Irlanda:
- Stamp 1 – para este visto você precisará que uma empresa irlandesa te contrate e solicite esse visto junto à imigração do país.
- Stamp 1G – Se você concluir uma graduação ou algum outro curso elegível em solo irlandês, você poderá solicitar este tipo de visto. A partir da sua formatura, você será considerado “mão-de-obra qualificada”, e por isso conseguiria este visto para ingressar em empresas irlandesas.
O que é necessário para fazer intercâmbio na Irlanda
Para fazer intercâmbio na Irlanda, é necessário ter posse da carta da escola, com matrícula e acomodação.
O primeiro contato com a imigração acontece no aeroporto de Dublin.
Quem decide ficar no país por mais de 90 dias tem até um mês para ir ao escritório de imigração Irish Residence Permit (IRP) e solicitar o visto de estudante, o Stamp 2.
Para fazer intercâmbio na Irlanda também é necessário comprovar um seguro médico ou seguro viagem.
O visto de estudo de inglês pode ser renovado duas vezes, sendo possível permanecer no país por até 24 meses (dois anos). A duração do visto é estendida até a data final do curso.
Se o caso for ensino superior, o tempo pode ser maior. O passaporte precisa ter validade mínima de seis meses, contando a partir da data do embarque.
Agora que você já sabe o básico sobre as características da Irlanda, tipos de intercâmbios comuns no país, detalhes sobre o visto e custos, está na hora de realizar essa experiência incrível. Converse com o nosso time de mentores de intercâmbio e vamos organizar juntos essa viagem.
[…] Irlanda é considerada um dos melhores países no mundo para se viver, com segurança e qualidade de vida. […]
[…] lar de muitos brasileiros que fizeram intercâmbio por lá é a terra de São Patrício, dos famosos Leprechauns, dos trevos de quatro folhas, dos […]
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!