Cursos de agronegócios no Canadá

O Canadá é um dos 7 maiores exportadores de alimentos no mundo. Para atender essa demanda é necessário pessoas qualificadas no setor e não faltam opções de cursos de agronegócios para que isso aconteça.

Ao contrário do que muitos imaginam, o agronegócio não está somente relacionado apenas com o campo, ele também está no meio urbano, sendo a ponte entre as atividades rurais à dinâmica das cidades. Isso ocorre porque, à medida que o agribusiness moderniza-se, mais ele torna-se dependente de atuações industriais e produtivas advindas das cidades.

Esse importante campo da economia envolve uma inter-relação entre os três setores: o primário (com a agropecuária), o secundário (com as indústrias de tecnologias e de transformação das matérias-primas) e o terciário (com o transporte e comercialização dos produtos advindos do campo).

Agronegócios no Canadá

O setor agrícola e agroalimentar do Canadá se beneficia de um suprimento abundante de recursos naturais, incluindo plantas, animais e vida marinha diversificada. O Canadá tem o maior suprimento de água doce do mundo e alimenta o mundo hoje e no futuro.

Da fazenda à prateleira da loja, os produtores e fabricantes de alimentos que operam no Canadá desfrutam de baixos custos comerciais, mercados de exportação acessíveis e avanços na agro-tecnologia canadense. Exite muita colaboração entre governo, universidades, instituições de saúde e a indústria para que ocorra pesquisa de ponta com foco em práticas, produtos e tecnologias de cultivo inovadores.

A indústria do agronegócio do Canadá tem um forte histórico de adaptação às mudanças econômicas e ambientais. Nos últimos anos, a parcela das receitas do mercado agrícola mudou da pecuária para as lavouras. Agora, os avanços tecnológicos estão transformando a maneira como as empresas agrícolas fazem negócios.

O processamento de alimentos e bebidas gera a maior parte da atividade de manufatura no Canadá e se beneficia do fornecimento contínuo de fazendas canadenses. A KPMG classifica o Canadá como o segundo melhor país no setor de processamento agroalimentar, com base em serviços públicos, transporte, mão de obra e outros custos de fabricação.

Veja esse vídeo que compartilhamos no Instagram, é um resumo sobre o Agribusiness no Canadá

Projeções do setor de agribusiness

  • A indústria de agronegócios contribui com $112 bilhões no PIB do Canadá
  • 6900 empresas no setor de processamento de alimentos e bebidas
  • 7° maior exportador de alimentos do mundo
  • 23 milhões de empregos, 1 entre 8 trabalhos são na área de agricultura e processamento de alimentos e bebidas
  • Principais Safras: Trigo Durum, Feijão, Lentilha e Ervilha (pulses), Semente de linhaça e Canola
  • O Canadá irá investir $950 milhões nos próximos anos para trazer inovação para o setor

Programa de imigração Agri-Food Pilot

O Agri-Food Pilot ajuda a atender às necessidades de mão-de-obra do setor agroalimentar canadense.

O programa piloto fornece um caminho para a residência permanente para trabalhadores experientes e não sazonais em setores e ocupações específicas. O programa ficará aberto até maio de 2023.

Outras opções de imigração através dos estudos: OINP International Graduate, Programa Rural da cidade de Sault St, Marie, BC PNP Master Stream e Canadian Experience Class no Express Entry.

Opções de cursos de agronegócios no Canadá

Estudar no Canadá nessa área vai te dar o conhecimento que precisa e os relacionamentos necessários para acessar esse mercado rentável e promissor. Por todo o país você pode encontrar cursos de agronegócios em Colleges e Universidades.

Se a instituição estiver em cidade com muita natureza, seu laboratório será a própria cidade. Se for em Vancouver, por exemplo, pode contar com um laboratório de energia e tecnologias verdes (EnTech Lab) que é um laboratório vivo que representa um ambiente do mundo real, proporcionando aos alunos experiências práticas, onde eles podem criar novos conhecimentos nas disciplinas de energia e tecnologia verde.

Veja algumas opções que a Challenge Intercâmbio tem parceria e pode intermediar a sua matrícula:

Level

Natural Environment Technician

Sault College
Sault Ste Marie, Ontario
Diploma
2 anos

Elevation

Natural Resource/Environmental Law

Sault College
Sault Ste Marie, Ontario
Pós-Graduação
1 ano

Height

Master of Science in Environmental Science

TRU
Kamloops, British Columbia
Mestrado
2 anos

Level

Agri-Business Management

Lambton College
Sarnia, Ontario
Pós-graduação
2 anos

Elevation

Energy Management M.S

NYIT
Vancouver, British Columbia
Mestrado
1 ano e meio

Height

Agri-Business Management

Fanshawe College
London, Ontario
Pós-graduação
1 ano

Estes são apenas 6 cursos de um portfolio repleto de opções. No nosso programa de mentoria de intercâmbio nossas consultoras vão traçar o caminho certo para você, te ajudando a escolher o curso de acordo com seu background profissional e acadêmico e seu objetivo no Canadá.

Sabemos que o Brasil é considerado um dos celeiros do mundo e que o relacionamento com outros países que compram nossos produtos é presente e crescente. Sem contar que a inovação através de tecnologia importada está revolucionando a nossa agricultura. Portanto, se considera que não precisa mais se capacitar em nenhum desses cursos de nível superior pois já tem uma boa bagagem, talvez seja a hora de se dedicar ao estudo do idioma para construir relações promissoras.

Seu nível de inglês pode ser satisfatório para uma conversação casual, mas você está preparado para uma conversa mais técnica envolvendo o vocabulário necessário para falar sobre algum processo de importação/exportação de produtos agrícolas, ler uma pesquisa publicada em inglês sobre alguma nova semente, ou mesmo visitar feiras importantes para você fora do país?

Temos várias opções de inglês em países como Canadá, EUA, Irlanda, UK e Austrália. Você pode fazer online da sua casa com professores nativos ou ainda de forma assíncrona.

Oportunidades de carreiras no agribusiness

  • Environmental Manager
  • Renewable Energy Professional
  • Agricultural consultant
  • Farm Management Consultant
  • Agricultural livestock specialist
  • Agriculturist, agrologist, agronomist, crop specialist
  • Entre outras

Concluindo

Brasil e Canadá são um dos 7 maiores produtores e exportadores de alimentos no mundo. Os profissionais dos dois países muito têm a aprender uns com os outros.

Se você é profissional da área “agribusiness” e gostaria de estudar um curso de agronegócio no Canadá para se aperfeiçoar e também estar mais próximo das empresas/fazendas envolvidas nessa área, entre em contato.

Nosso programa de mentoria de intercâmbio te ajudará a construir seu planejamento desde a concepção da ideia até a sua chegada no Canadá.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments