Seu guia de intercâmbio na Alemanha
Se os seus planos incluem fazer um intercâmbio na Alemanha, é hora de conhecer todos os tópicos importantes sobre isso.
Seja qual for o objetivo, é preciso se preparar bem e pensar em todas as providências que devem ser tomadas, e na organização necessária para a viagem e estadia no país.
É claro que você sempre pode contar com uma agência de intercâmbio para isso. Mas, se antes desse contato, você deseja conhecer mais sobre o país, cultura e demais aspectos importantes, você está no lugar certo!
Vamos contar muito do que precisa saber sobre a Alemanha e sobre intercâmbios.
Preparado(a)? Acompanhe!
Conheça a Alemanha
A Alemanha é uma das grandes potências da Europa — economicamente, é a maior. A sua denominação oficial é República Federal da Alemanha.
O país se destaca também por ter um dos maiores polos de educação do continente europeu.
Além disso, há o apelo histórico. O país protagonizou períodos muito marcantes na história do mundo, como por exemplo:
- A ditadura nazista;
- a 2ª Guerra Mundial, em que foi derrotado;
- a divisão do país em dois blocos políticos-econômicos antagônicos: a República Federal da Alemanha (RFA), de sistema capitalista, e a República Democrática Alemã (RDA), que seguia um regime socialista. O período ficou conhecido como a Guerra Fria;
- a queda do Muro de Berlim, após mais de quatro décadas e que reunificou o país.
No entanto, se por um lado foi palco de tais situações – algumas que entraram para a História como um período obscuro do país -, por outro lado a Alemanha é um exemplo para o mundo todo.
Afinal, foi lá que marcas do segmento automobilístico como BMW, Audi, Volkswagen, Porsche e Mercedes-Benz nasceram. Outra pontuação é que politicamente o país se tornou uma nação democrática, com preocupação humanitária e desenvolvida.
Além disso, foram em instituições de ensino alemãs que nomes como Marx, Kant, Nietzsche, Lutero e Goethe desenvolveram seus ensinamentos, suas obras.
Outros atrativos do país são sua cultura.O país germânico tem muitos pontos históricos reconhecidos como Patrimônios da Humanidade pela UNESCO:
- a igreja mais antiga da Europa: a Catedral de Aachen;
- a terceira igreja mais alta de todo o mundo, conhecida como Catedral de Colônia;
- castelos de Augustusburg e de Falkenlust em Brühl;
- sítio fossilífero de Messel; dentre outros.
Além desses, para quem gosta de História e deseja explorar o passado do país, há o Memorial do Holocausto e o Portão de Brandemburgo, em Berlim.
Sobre o holocausto, há outros memoriais pelo país. É uma forma de a Alemanha mostrar ao mundo que a história não se apaga e lamentar por esse episódio tão triste e que guarda marcas até hoje em sua nação.
É claro que resumimos muito aqui, porque há muito para conhecer nesse belo país, já que a Alemanha preza muito por sua preservação histórica!
Outras informações importantes sobre a Alemanha
1 – Qual a capital da Alemanha?
A capital da Alemanha é Berlim, mas só voltou a ser a partir do início dos anos 90. Desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a cidade havia perdido o status de capital para Bonn.
Após algumas disputas e votações, em 1991, Berlim reassumiu seu papel como capital do país.
Mas o país também teve outras cidades como capitais: Aachen, Ratisbona, Frankfurt-am-Main, Nuremberga e Weimar.
2- Qual a população da Alemanha?
De acordo com o site CountyMeters, a população atual do país é de 83.734 milhões de habitantes.
3 – Qual o fuso horário do país germânico?
Em relação ao Brasil, a diferença de horário é de quatro horas. No entanto, de março a outubro, a Alemanha adota o horário de verão, então essa diferença aumenta para cinco horas.
4 – Como é o clima na Alemanha?
Prevalecem três tipos de clima no país: continental úmido quente, oceânico e subártico.
5 – Qual é a moeda da Alemanha?
A moeda do país é o Euro. Você pode se perguntar se o dólar americano é aceito, então já vamos dizer que não.
É até possível encontrar algum lugar que aceite, mas é raro. Então a dica é: se for fazer um intercâmbio na Alemanha, pesquise em agências de câmbio a melhor cotação e comece comprar euros.
Por que fazer intercâmbio na Alemanha?
Há várias razões para optar por um intercâmbio na Alemanha.
Aprender o idioma é uma delas. Isso pode acontecer por meio de um curso voltado tanto a iniciantes, quanto a quem precisa aperfeiçoar suas habilidades na língua alemã, principalmente por motivos profissionais.
Quem já tem certo domínio do idioma pode ir para a high school (o equivalente ao nosso ensino médio).
O ensino superior em terras germânicas também é bastante procurado e aumenta a cada ano. Mas atenção: se você fizer o pathway acadêmico de alemão poderá ir para universidade que ensina em alemão e só pagará as taxas administrativas. No entanto, se quiser estudar em inglês, há cursos de graduação e pós graduação em inglês, porém pagos.
As razões para optar pelo intercâmbio na Alemanha são várias:
- o idioma está entre os cinco mais falados no mundo;
- já não basta mais saber apenas inglês, a língua franca. Outros idiomas também já listam como idiomas dos negócios, considerando as relações comerciais em nível global e a expansão de empresas transnacionais em todo o mundo;
- quanto mais idiomas se aprende, maiores são as oportunidades no mercado de trabalho, e isso reflete, inclusive, nos salários;
- mesmo que seus propósitos não sejam profissionais, saber outros idiomas é bastante útil em viagens de passeio;
- caso seu desejo seja ser professor de alemão, um idioma é necessário para dar mais credibilidade e confiança ao seu trabalho.
Além de tudo isso, considere estar em um país com localização privilegiada, cercado por países como Suíça, Dinamarca, Luxemburgo, República Tcheca, Áustria, Polônia, França, Bélgica e Países Baixos.
Ou seja, existe a possibilidade de você conhecer esses outros lugares e ter uma ótima experiência de vida.
Melhores cidades da Alemanha para intercambistas
Uma coisa podemos contar a você: vai ser difícil escolher o lugar onde fazer intercâmbio.
A boa notícia é que seja qual for essa cidade, você apreciará muito a estadia, já que a Alemanha tem lugares incríveis e com atrativos diversos.
Bem, vamos a algumas opções:
Berlim
Não tinha como ser diferente. A capital germânica sempre vai listar entre os destinos na Alemanha!
Berlim é uma cidade moderna e vibrante, e um dos centros de política, cultura e ciência mais influentes do continente europeu.
Como lazer, oferece opções para os mais diferentes gostos: parques, museus, teatros, programas ao ar livre, pubs e clubes.
Frankfurt
Em Frankfurt está uma das maiores bolsas de valores da Europa, por isso a cidade é conhecida como o coração financeiro do país.
Também é um local que sedia muitas feiras nacionais e internacionais, que abriga o Banco Central do país. Apesar de muito cosmopolita, a cidade consegue conciliar seus milhares de arranhas-céus com cenários de muito verde — muitas árvores e flores.
Hamburgo
Hamburgo é uma cidade que consegue mesclar de forma harmoniosa o antigo e o moderno. E tem um charme todo especial: tem canais que cruzam a cidade e que lhe dão o título de Veneza alemã.
A cidade também possui o terceiro maior porto da Europa, chamado de Portão da Alemanha, pois por ele passam navios de turismo e de carga de todos os continentes.
Hanover
Essa é a capital do estado da Baixa Saxónia. É uma cidade conhecida por suas feiras comerciais e, especialmente, por seus eventos de tecnologia. Por isso, ela é considerada um pólo de negócios.
Mas o surpreendente mesmo é que a cidade é lembrada, por quem a visita, por suas bibliotecas e por seus jardins. Isso mesmo! Hanover tem grande parte da sua área coberta por verde, incluindo a floresta urbana Eilenriede.
Além de tudo isso, a cidade tem um lindo centro histórico e lindas lagoas.
Munique
Munique fica na região da Bavária, e faz fronteira com a República Tcheca, além da Áustria e Liechtenstein.
A cidade é bastante conhecida por ser um centro da cultura cervejeira. Lá existem, inclusive, locais conhecidos como “jardins de cerveja”, que são espaços verdes que cedem sua beleza a cervejarias a céu aberto.
Mas é claro que há muito mais do que isso na cidade. Museus, igrejas, festas e eventos são outros exemplos das atrações de Munique. Um dos destaques é a Oktoberfest de Munique, a mais popular de todo o país.
Quanto custa um intercâmbio na Alemanha
O custo de um intercâmbio na Alemanha é variável, pois depende dos seus objetivos e de quanto tempo vai ficar no país.
No entanto, você sabe que precisará comprar euros. E, considerando isso, devido à alta da moeda é preciso ter uma boa economia disponível para essa finalidade.
Você pode consultar a agência de intercâmbio, que o ajudará a identificar qual o seu perfil e a partir daí chegar a valores mais aproximados. Nossa dica é que faça isso com bastante antecedência, assim consegue financiar suas despesas de viagem e ter o dinheiro necessário para se manter no país de destino.
Visto para Alemanha
Normalmente, se o período que o intercambista ficar no país é de até 90 dias, não há a necessidade de visto. No entanto, se ultrapassar esse período, é preciso um visto específico para estudo, estágio ou trabalho (há opções de intercâmbio que conciliam um curso com um trabalho, por exemplo).
Nesse caso (estudos) é possível a entrada na Alemanha somente com o passaporte, seguro viagem, comprovação financeira e passagem de retorno.
Se o intercâmbio for de mais de 90 dias, é preciso pedir o visto. Isso é feito na Alemanha mesmo e é chamado de “visto de residência”.
Essa autorização é solicitada no Departamento de Estrangeiros, em até 90 dias após a entrada no país.
Mas fique tranquilo: esse tipo de informação e assistência é dado pela agência de intercâmbio. Aliás, algumas agências têm um programa de mentoria, fundamental para o planejamento do intercâmbio na Alemanha, com orientações de tudo que é preciso para viajar ao país.
Melhor tipo de intercâmbio para fazer na Alemanha
O melhor tipo de intercâmbio para fazer na Alemanha é aquele que mais se encaixa no seu perfil e que está relacionado ao seu propósito de busca.
Mais uma vez citamos a mentoria que uma agência de intercâmbio disponibiliza e que é crucial para mapear suas expectativas e necessidades, dessa forma te auxiliando a encontrar o melhor tipo de intercâmbio.
Conheça alguns tipos de intercâmbio:
- para aprender o idioma: é o tipo de intercâmbio para quem quer aprender ou se aperfeiçoar na língua alemã e ganhar fluência. Este tipo de intercâmbio pode ser apenas para esse propósito ou pode possibilitar que o intercambista também trabalhe;
- para trabalhar: é a opção para quem quer ganhar experiência no exterior e enriquecer o currículo com isso. É claro que também prepara quem quer iniciar uma carreira fora do Brasil;
- high school: estudantes do ensino médio têm a possibilidade de fazer parte de seu currículo escolar fora e garantir uma vivência única;
- graduação ou pós-graduação: seja de forma integral ou seja parte do curso, essa é uma experiência única para quem está se preparando para iniciar uma profissão. Além disso, esse é um excelente diferencial no mercado de trabalho e pode ser decisivo para algumas vagas de emprego.
O que é necessário para fazer intercâmbio na Alemanha
Primeiramente é preciso ter a certeza de que está preparado para isso, sobretudo financeiramente. Em segundo lugar, procurar uma agência de intercâmbio que seja confiável e idônea e, principalmente, que dê a você todas as informações e suporte necessário para a viagem e estadia no país.
Além disso, você deve estar pronto para se adaptar à cultura do país. A Alemanha é um local onde todos seguem as regras à risca, como deve ser feito.
Por isso, o jeitinho brasileiro não vai funcionar lá. Por exemplo: o silêncio na madrugada e o descanso aos domingos. Pontualidade é outra característica da cultura alemã e que eles apreciam.
Em relação à documentação:
- passaporte válido;
- passagem de retorno;
- seguro de saúde;
- o visto, caso precise ficar mais de 90 dias. Para isso será preciso:
- preencher um formulário de aplicação;
- ter uma foto recente;
- apresentar a comprovação de que está estudando;
- endereço de hospedagem;
- conta bloqueada com o valor correspondente aos meses que vai ficar estudando na Alemanha.
É muita informação, não é mesmo? Mas também simplificamos isso para você! Baixe nosso infográfico “Checklist para um intercâmbio de sucesso” e tenha acesso a tudo que precisa saber, de forma simples e objetiva.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo!
Agora, seu sonho é fazer um intercâmbio, mas ainda tem dúvidas sobre o destino, preencha seus dados abaixo e entre em contato pra gente te ajudar!
[…] dominar este idioma você poderá ter acesso a universidades gratuitas em toda a Alemanha, que é a quarta economia mundial. Não precisamos falar mais […]
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!