Intercâmbio estudantil: Como fazer e quanto custa
O intercâmbio estudantil, uma das experiências mais desejadas e discutidas entre os estudantes, agrega um grande valor ao currículo.
Promovido por instituições privadas, universidades e escolas de idiomas, o intercâmbio envolve não apenas a formação acadêmica ou a preparação para o mercado de trabalho, mas sim uma experiência de vida ímpar.
Por isso, trouxemos neste artigo as principais questões sobre o assunto.
Veja aqui como fazer, quanto custa e qual a importância do intercâmbio estudantil.
Intercâmbio estudantil: como fazer
Até pouco tempo atrás, o intercâmbio estudantil era realizado como uma troca: cada vez que um estudante deixava seu país, por exemplo, o Brasil, este recebia um estudante do país estrangeiro que recepcionava seu cidadão.
Com as facilidades de viagem, visto e estadia cada vez maiores, o procedimento não é mais o mesmo.
Isto é, para que um estudante brasileiro seja recebido em outro país não há mais a necessidade de reciprocidade.
Atualmente, você pode fazer um intercâmbio se matriculando em um curso no exterior, seja ele de ensino médio, universitário ou de idiomas.
É possível, ainda, utilizar o período de férias ou um tempo mais curto para o intercâmbio estudantil.
O país de destino acolhe o estudante, por exemplo, em uma casa de família ou em residência estudantil, a depender do programa escolhido.
Logo de início, realiza-se um teste de nivelamento de idiomas a fim de alocar adequadamente cada estudante em turmas do mesmo nível.
Toda a evolução do aluno e os cursos que vier a concluir serão incluídos, ao final, em seu currículo.
No entanto, hoje há diversos tipos de programas de intercâmbio estudantil, e cada um apresenta várias especificidades.
Por isso, na hora de escolher o programa mais adequado aos seus objetivos, procure um consultor e esclareça previamente todas as suas dúvidas.
Quanto custa um intercâmbio estudantil?
Com o cada vez mais tipos de programas de intercâmbio estudantil, os valores para quem deseja viver essa experiência podem variar bastante.
Hoje há programas para todos os perfis e orçamentos, sendo possível também efetuar o parcelamento do valor total do programa.
Além disso, os valores dependem não só do tipo de intercâmbio, mas também do país de destino, da época da viagem e do tempo que você planeja permanecer por lá.
Lembre-se também do câmbio monetário, em cada país há variações, o que influenciará no preço final a ser pago em moeda brasileira.
Enfim, com tantas questões em jogo, é necessário procurar um consultor e, junto com ele, avaliar os preços e encontrar o pacote que atenda a sua expectativa e caiba em seu orçamento.
Qual a importância do intercâmbio na vida do estudante?
A experiência do intercâmbio é extremamente enriquecedora.
Mergulhar em uma cultura inteiramente diferente, observar e absorver costumes e valores de um outro povo é um divisor de águas na vida do estudante.
O aprendizado e aperfeiçoamento de um idioma estrangeiro é, sem dúvida, um enorme ganho, mas é apenas um deles.
O principal aprendizado, que você levará por toda a vida é a maturidade em lidar com a diversidade e com o multiculturalismo.
Os desafios, especialmente no caso de intercambistas mais jovens, transformam suas perspectivas e os fortalecem.
Além disso, é claro, uma vez em um país estrangeiro, vale explorar o potencial máximo que aquele lugar tem a oferecer.
Independente da finalidade do seu programa de intercâmbio, estudar, trabalhar, ou ainda, fazer as duas coisas simultaneamente, sua vida nunca mais será a mesma.
E, certamente, valerá cada centavo desse investimento de tempo, dinheiro e forças. Trata-se de um investimento cujo lucro é imensurável.
>> Quer saber qual destino de intercâmbio mais combina com você? Clique aqui e faça o nosso Quiz!
Esperamos que tenham gostado desse conteúdo.
Se você deseja saber mais sobre intercâmbio entre em contato conosco, através da Mentoria Challenge.
Será um prazer te ajudar!
I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don’t know much about a certain place. Can you help me?
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.