Experiência de intercâmbio: tudo o que ficará pra sempre na memória
Saber se expressar e entender inglês sempre foi importante. Mas isso vale também para outros idiomas; saber um outro idioma com fluência pode ajudar inclusive a conseguir empregos melhores. E a experiência de intercâmbio é uma das melhores e mais eficazes formas de começar a dominar um outro idioma de vez.
Um intercâmbio permite um intenso mergulho na cultura local e a oportunidade de praticar o idioma a todo momento.
Conhecer um local como turista e morar temporariamente durante um intercâmbio são experiências totalmente diferentes. Há estudos que mostram que experiências diferentes proporcionam mais felicidade do que adquirir bens materiais. E um intercâmbio permite a vivência de várias experiências diferentes de forma constante, todos os dias.
O intercâmbio pode ser uma união de enriquecimento cultural e pessoal, e pode ser feito em qualquer etapa da vida. Aqui, separamos doze experiências de intercâmbio que são comuns e enriquecedoras e que você vai adorar vivenciar.
12 experiências inesquecíveis de intercâmbio
1 – Aprendizado sólido de um novo idioma
Um dos principais legados da experiência de intercâmbio é o aprendizado sólido do idioma. A fluência no novo idioma vai se consolidando de maneira natural.
Estudar um novo idioma no Brasil pode ser proveitoso, mas não é tão eficiente quanto viver em um local que fala aquele idioma durante todo o dia.
Ao fazer intercâmbio, não há saída: acaba virando obrigação sair da zona de conforto e tentar se comunicar no idioma do local, e não apenas dentro da sala de aula.
2- Fazer amigos de outro país
Na verdade, fazer um intercâmbio é uma ótima oportunidade de conhecer muitas pessoas e fazer amigos de diferentes países e culturas que podem durar uma vida toda.
Ao dividir uma experiência tão única, que vai gerar memórias tão marcantes, provavelmente serão criadas amizades de longa data.
Pode dar uma certa insegurança de ir para um local no qual você não conhece ninguém, o que é um sentimento comum, mas não deixe isso te impedir de ter essa experiência na vida.
É importante enxergar o intercâmbio como uma oportunidade de abrir a mente ao se relacionar com várias pessoas de diferentes culturas e vivências, que muitas vezes estão vivendo a mesma experiência que você e vão ter uma maior conexão por esse motivo.
3- Um boost no currículo
A experiência em intercâmbio ajuda a turbinar o currículo. Em um mercado profissional cada vez mais competitivo, a experiência vira um valioso diferencial e serve como atestado de independência, poder de comunicação e domínio de outro idioma em diferentes situações.
4- Amadurecimento e poder de comunicação
Ao pisar em um país novo, ao viver em um local que você não está acostumado, alguns desafios podem surgir. E isso faz com que o senso de responsabilidade se fortaleça, além do jogo de cintura. Mesmo pequenas questões cotidianas podem exigir maior poder de comunicação e de se fazer entender.
Independente do tempo de duração, a experiência em intercâmbio está inserida em uma realidade diferente da que você vivia e isso fará sua capacidade de adaptação ficar ainda mais fortalecida.
O intercambista costuma se tornar uma pessoa mais ágil e criativa para resolver questões do dia a dia, com mais autonomia e responsabilidade.
5- Vivenciar datas comemorativas locais
Ao viver durante semanas ou meses em um outro país, o intercambista também tem a oportunidade de viver como uma pessoa local e vivenciar as datas comemorativas da região. Na Irlanda, por exemplo, é possível curtir o famoso St. Patrick ‘s Day como um irlandês nato, no Canadá e nos EUA o Thanksgiving, na Alemanha a Oktoberfest e por aí vai.
6- Comer coisas diferentes
Além de vivenciar as datas comemorativas do local, uma grande experiência de intercâmbio é vivenciar a cultura por meio da gastronomia do local.
Há países com a gastronomia mais semelhante à do Brasil e outros muito diferentes. É uma boa oportunidade de testar a verdadeira culinária local ou cozinhar com ingredientes comuns nos supermercados do país.
7- Apreciar belezas únicas
Ao viver em um país estrangeiro durante o intercâmbio, será possível apreciar as belezas únicas do local. Isso vale tanto para belezas urbanas e modernas quanto construções históricas e paisagens da natureza.
Dependendo do país, pode haver castelos medievais, montanhas, belas praias ou períodos de neve para conhecer. É a oportunidade de conhecer aquele local, paisagem ou monumento antes só visto por fotos ou filmes.
8- Autoconhecimento
Ao embarcar para outro país, o intercambista consegue conhecer melhor a si mesmo. No intercâmbio, é o momento de ter sua independência, conhecer suas fortalezas e seus potenciais.
Em outro país e em contato com outras culturas, você conseguirá ter um dimensão maior das diferenças e da pluralidade do mundo, vai entender melhor o que te motiva e o que não desperta seu interesse.
9- Descoberta de novos talentos
O contato constante com uma cultura totalmente diferente, novas pessoas, nova gastronomia, novos cenários, costumes e cotidiano podem servir de inspiração e motor para descobrir um novo talento.
É comum intercambistas se envolverem em novas atividades e descobrirem novas paixões. E isso, claro, só ajuda a deixar a experiência ainda mais enriquecedora.
10 -Ampliar a visão
A experiência em intercâmbio nos mostra que há dois lados em tudo. É possível ver, em contato com outras culturas, que o certo e errado não é igual para todo mundo.
No seu país de origem determinado hábito pode ser comum e no outro lado do continente pode ser considerado esquisito. Essas diferenças servem para agregar conhecimento, saber enxergar o próximo com respeito e empatia.
11- Independência financeira e melhor administração do dinheiro
A experiência de lidar e viver com o próprio dinheiro é mais uma bem particular entre intercambistas, já que essa responsabilidade surge em um local totalmente diferente do usual.
Se o dinheiro for usado sem planejamento, ele pode acabar antes da hora. E é preciso levar em conta a cotação da moeda local. O equilíbrio financeiro é fundamental, e buscar esse equilíbrio em um território totalmente novo pode ser desafiador e transformador.
12- Muitas histórias para contar
Ao final de sua experiência de intercâmbio, você terá conhecido várias pessoas, conhecido várias paisagens, sabores, cenários, lugares históricos, terá vivido situações engraçadas com o novo idioma e talvez até perrengues. Tudo isso pode render várias fotos e muitas histórias para contar para seus amigos e familiares.
O intercâmbio pode ser transformador a nível pessoal, profissional e com a forma de olhar para o mundo, abrindo portas para novas oportunidades e sentimentos. Quem passou pela experiência de intercâmbio costuma dizer que é algo que todos deveriam passar pelo menos uma vez na vida. É uma oportunidade de ficar mais independente e ativo, não apenas com relação ao novo idioma, como a toda a vida.
[…] de estudo e trabalho, e diversão de sobra! Se você não pensou nela como uma opção de intercâmbio, precisa avaliar isto com mais atenção. Se você já decidiu que este é seu destino, então é […]
[…] a Irlanda mora nos sonhos de muitos intercambistas brasileiros, nós já sabemos, não é mesmo? Aliás, concordamos que esta é uma escolha maravilhosa e um […]
[…] aprenderá com alguém que conhece profundamente o idioma, tem vivência e experiência pessoal com ele e possui a didática adequada. Isso traz mais agilidade ao processo de aprendizagem e te […]
[…] horizontes da comunicação, abrir as nossas mentes para novas culturas e possibilidades de experiência. É uma conquista que traz muitas oportunidades para a vida pessoal e profissional, assim como para […]
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?